Áreas Temáticas
- Administração da Informação
- Administração Pública
- Estudos Organizacionais
- Ensino e Pesquisa em Administração
- Estratégia em Organizações
- Finanças
- Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
- Gestão de Operações e Logística
- Gestão de Pessoas
- Marketing
1. ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
a. GESTÃO DO CONHECIMENTO
Conhecimento, seus antecedentes e efeitos analisados no nível organizacional
e Inter organizacional. Capacidade Absortiva, Inteligência, Conhecimento
nas organizações e entre organizações; modelos e sistemas para GC;
mecanismos e processos de GC, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem
Organizacional; universidades corporativas e e-learning; comunidades de
prática; análise dos impactos, implicações, fatores críticos de sucesso do
processo de gestão do conhecimento.
b. GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO
Governança de TI/SI, Planejamento, Gestão e Alinhamento estratégico de
TI/SI, seus antecedentes e efeitos sobre as organizações. Investimentos,
aquisição e terceirização; Competitividade, desempenho, valor e
produtividade pelo uso da TI/SI; Frameworks, modelos e mecanismos de
governança, Risco e segurança de TI/SI; Antecedentes e efeitos da decisão,
gestão e contratação de serviços de TI/SI tais como desenvolvimento e uso
de aplicações, infraestrutura, sistemas, hospedagem e computação em nuvem.
c. PROCESSO DECISÓRIO E SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
Uso da informação, técnicas e sistemas para tomada de decisão, seus
antecedentes e consequentes. Modelagem, modelos conceituais, sistemas e
técnicas para apoio à tomada de decisão; modelagem de processos com modelos
matemáticos; métricas, simulação, otimização, modelos de redes, processos
estocásticos, filas, análise de dados, métodos multicritério; sistemas
especialistas e de inteligência artificial, redes neurais artificiais,
lógica fuzzy; avaliação de SAD. Os trabalhos submetidos a esta linha
temática devem estar relacionados ao processo decisório.
d. GESTÃO DE PROJETOS EM TI/SI
Técnicas, práticas, sistemas e resultados da gestão de projetos de TI/SI;
Implementação de projetos de TI/SI; modelos de maturidade para projetos de
TI/SI; governança de projetos de TI/SI; SI e TI para apoio à gestão de
projetos, programas e portfólios; tecnologias web para gestão de projetos;
projetos virtuais; equipes virtuais de projetos; segurança da informação em
projetos. Os trabalhos submetidos a esse tema devem obrigatoriamente estar
relacionados ou aplicados ao contexto de TI/SI.
e. BIG DATA E BUSINESS INTELIGENCE (BI)
Usos de TI/SI para apoiar a coleta, armazenamento e uso da informação, seus
antecedentes e efeitos; requisitos, análise e qualidade da informação,
governança da informação, privacidade, compartilhamento e segurança da
informação; classificação de dados, banco de dados e administração de dados
em geral; datamining, datawarehouse e datamart, intranets, portais, TI/SI
para documentação, sistemas para Inteligência competitiva, Analytics, Big
Data e Business Intelligence.
2. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
a. ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Estratégias, estrutura, atores, processos, relações e poder intrínsecos ao
Estado e à sua administração pública. Crises e reformas no Executivo, no
Legislativo e no Judiciário. Relações entre poderes e governabilidade.
Transformações nas configurações, papéis e funções assumidos pelo Estado.
Burocracia Pública. Inovações na gestão pública.
b. RELAÇÕES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE
Relações entre Estado e organizações do terceiro setor, da economia
solidária, não-governamentais, da sociedade civil e sem fins lucrativos.
Espaço público e instituições participativas formais e informais.
Governança democrática, relações com atores interessados e mecanismos de
controle social. Cultura política, capital social e coprodução de bens
públicos. Desenvolvimento local e ação de organizações públicas
não-estatais. Governo aberto.
c. ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Teoria das políticas públicas pela abordagem do public policy analisys.
Modelos analíticos e prescritivos de políticas públicas aplicados aos
estudos sobre: agenda-setting, processo decisório, formulação,
implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e de
programas governamentais. Novas abordagens teóricas e metodológicas em
gestão de políticas públicas: intersetorialidade, análise de redes,
territorialidade, difusão de políticas públicas, políticas públicas
baseadas em evidências, instrumentos de políticas públicas, dentre outras.
d. PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL, FINANÇAS PÚBLICAS E CONTROLE NO SETOR
PÚBLICO
Processo de planejamento e orçamento governamental. Finanças públicas:
tributação/arrecadação, gasto público e financiamento. Função de controle
interno e externo. Estudo sobre os Tribunais de Contas. Políticas, gestão,
mecanismos e instrumentos relacionados com as questões de transparência,
prestação de contas, accountability, responsabilidade fiscal e
contratualização de resultados no setor público. Combate à corrupção e
qualidade do gasto público.
e. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Gestão de serviços públicos pela perspectiva da prestação de serviços
públicos em setores específicos: energia, transporte, telecomunicações,
recursos hídricos, saneamento, saúde, educação, segurança pública,
atendimento ao cidadão, entre outros. Modos de provisão dos serviços
públicos: prestação direta ou delegada; desestatização, privatização,
publicização, desregulamentação, concessão e terceirização. Novos formatos
organizacionais e a prestação de serviços públicos: organizações sociais
(OSs), OSCIPs, OMPS, PPPs e serviços sociais autônomos. Agências
executivas. Papel regulador e agências reguladoras.
3. ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
a. ABORDAGEM INSTITUCIONAL
Abordagem institucional e análise das organizações. Organizações e
instituições regulativas, normativas e cultural-cognitivas. Mecanismos
isomórficos. Ambiente técnico e ambiente institucional. Campo
organizacional. Agência e estrutura. Atores sociais e instituições.
Cognição estruturada e interpretação. Legitimidade, dominação, poder e
instituições. Racionalidade e padrões institucionais. Empreendedorismo
institucional. Lógica institucional. Identidade organizacional no contexto
institucionalizado. Processos de institucionalização,
desinstitucionalização e reinstitucionalização.
b. ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE
O tema é um convite à reflexão das relações entre organização e sociedade
nas diversas aproximações analíticas possíveis. São bem-vindas pesquisas
dirigidas às dimensões política, social e ética dessas relações; pesquisas
que tematizem as transformações contemporâneas da sociedade e seu impacto
nas organizações, bem como no sentido inverso, especialmente nas respostas
da sociedade civil organizada e do Estado sobre as ações das corporações e
outros tipos de empresas capitalistas.
c. COMPORTAMENTO E INTERAÇÕES SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES
Estudos que aprofundem a reflexão sobre o comportamento de indivíduos e
interação em grupo nas organizações compõem o escopo deste tema. Estudos que
apresentem perspectivas instigantes para a compreensão de práticas de
aprendizagem social, dignidade, relações intragrupais, estão contempladas.
Pesquisas que avancem sobre a contribuição de percepções, emoções, desejo,
afeto, valores, crenças e atitudes para compreender o comportamento. Temas
de fronteira no âmbito dos estudos do comportamento e interações nas
organizações são especialmente encorajados.
d. ESTUDOS CRÍTICOS E PRÁTICAS TRANSFORMADORAS EM ORGANIZAÇÕES
Estudos críticos pautados pelas seguintes abordagens: marxistas,
frankfurtianas, pós-estruturalistas, fenomenológicas críticas. No eixo
estudos críticos, são esperadas reflexões que versem sobre temas como:
poder, ideologia, lutas coletivas, resistências coletivas e/ou individuais,
subjetividade, consciência de classe, classes sociais, crítica do
management, pedagogia crítica, violência, sofrimento, relação
Estado-Trabalho-Capital. No eixo Práticas Transformadoras em Organizações,
são esperadas reflexões sobre temas como: autogestão, cooperativismo,
economia solidária, movimentos sociais e experiências alternativas
diversas, contanto que essas sejam pautadas por uma intencionalidade
contra-hegemônica e/ou emancipatória. E, nesse sentido, organização pode
ser tomada como sinônimo das mais diversas formas de estar organizado,
indo, por exemplo, desde pequenos grupos de trabalho até a apropriação dos
espaços da cidade.
e. REDES E RELACIONAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Contempla estudos qualitativos e quantitativos sobre relacionamentos intra e
interorganizacionais que destacam o fenômeno do embeddedness em suas
dimensões estrutural, espacial, relacional, cultural-cognitiva e política.
Organizações em rede e formas de governança. Capital social. Articulação
entre o tema redes sociais e outros elementos, como: agência, ação
coletiva, significados, valores, atitudes (e.g., confiabilidade,
identificação, suporte), status, prestígio, legitimidade. Teorias de redes,
métodos, conceitos, medidas e técnicas de tratamento de dados relacionais.
4. ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
a. ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE PESQUISA QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS
Discussão sobre métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa.
Sistematização, avaliação e análise crítica de métodos e técnicas de coleta
e análise do material empírico. Propostas de novos métodos de investigação.
Impacto da aplicação de métodos e técnicas para a área. Discussão sobre a
teoria e métodos de construção de escalas. Ética na Pesquisa.
b. FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO PESQUISADOR
Fundamentos teóricos da formação docente em Administração. Percursos
formativos do professor e do pesquisador na pós-graduação stricto sensu.
Desenvolvimento de competências do professor e do pesquisador. Processo de
orientação acadêmica. Estágio Docência. Desafios da formação do professor e
do pesquisador no âmbito dos cursos stricto sensu em Administração. A
formação do avaliador de trabalhos acadêmico-científicos. Ética e formação
docente.
c. APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO ACADÊMICA
Difusão de perspectivas teóricas de aprendizagem na formação acadêmica.
Estilos de Aprendizagem. Experiência e Aprendizagem Ativa. Aprendizagem e
Desenvolvimento de Competências na formação acadêmica. Pensamento Reflexivo
e Formação Acadêmica na Administração. Pesquisas relacionadas à discussão,
análise e aplicação de casos para ensino bem como outros métodos de ensino.
Ética e formação acadêmica.
d. AÇÃO DOCENTE E AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Implicações pedagógicas nos processos de ensino-aprendizagem da educação
superior. Discussão dos métodos de ensino e de avaliação da aprendizagem
adotados pelos professores, relacionamento professor-aluno. Implicações em
ambientes de ensino e aprendizagem no desempenho dos estudantes. Implicações
do ambiente físico, social e comportamental na ação docente. Ética no
processo de ensino-aprendizagem.
e. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE CURSOS E PROGRAMAS
Gestão acadêmica de instituições de ensino superior: projetos pedagógicos,
estruturas curriculares, atividades de interesse curricular, atividades de
integração interdisciplinar. Avaliação e autoavaliação institucional.
Mestrado profissional em Administração (itinerários curriculares
formativos, sistema de avaliação e impacto no desenvolvimento da região ou
do país). Impactos do sistema de avaliação da Pós-Graduação no planejamento
e organização de programas de administração.
5. ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES
a. ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA VANTAGEM COMPETITIVA
Teoria da competição. Fatores determinantes da criação de vantagens
competitivas. Desafios teóricos e metodológicos do conceito de vantagem
competitiva. Modelagem, desenvolvimento, extensão, integração, especificação
de conceitos e relações, operacionalização de construtos da Resource-Based
View, Knowledge-Based View, Knowledge Logic View, Relational View,
Value-Price-Cost, elementos do paradigma porteriano (barreiras de
mobilidade, grupos estratégicos e sistema de atividades), economia dos
custos de transação e perspectivas evolucionárias. Aspectos históricos do
desenvolvimento das teorias de vantagem competitiva.
b. FORMULAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E MUDANÇAS DAS ESTRATÉGIAS
Aplicação das ferramentas de gestão estratégica e análise de suas teorias
subjacentes: processo da estratégia. Planejamento estratégico, cenários e
técnicas de prospecção, modelos de diagnóstico para análise ambiental
externa e interna. Análise estrutural das indústrias e seus efeitos na
estratégia. Análise, implementação e mudança no contexto de stakeholders e
fatores críticos de sucesso em estratégia. Modelagem de ciclo virtuoso ou
vicioso na teoria de stakeholders. Processos de tomada de decisões
estratégicas. O papel das consultorias em estratégia das firmas. Modelagens
tipo Balanced Scorecard, mapas estratégicos, roadmap e plataformas
computacionais para design de estratégias. Implementação, mudança e
adaptação e coordenação estratégicas. Projetos de investimento estratégico
e real options. A relação estratégia-estrutura organizacional. O papel da
liderança e da equipe. Processos de formação de estratégias, estratégias
deliberadas e emergentes.
c. ESTRATÉGIA E CONHECIMENTO
Natureza e dinâmica das capacidades e competências organizacionais.
Conhecimento tácito e explícito. Aprendizagem organizacional e vantagem
competitiva. Fatores culturais e seus efeitos na implementação do
aprendizado e multiplicadores do conhecimento nas organizações. Aquisição,
desenvolvimento, transferência e replicação do conhecimento. Exploration,
explotation e path dependency. Estratégias para Inovação em empresas
intensivas em conhecimento. Capacidade absortiva. Capacidade dinâmica.
Competitividade baseada em Criação e Compartilhamento de know-how
interfirmas. Empresas Globais e o compartilhamento de conhecimento entre
suas unidades internacionais. Estratégias de Criação de Conhecimento em
Parques Tecnológicos. Estratégias para criação e transferência de
conhecimento para desenvolver cidades criativas.
d. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E CORPORATIVAS
Estratégias genéricas de posicionamento. Relação entre as estratégias
empresariais e funcionais (fitness). Escopo horizontal e vertical da firma.
Crescimento da firma. Integração vertical. Estratégias de diversificação e
gestão de portfólio. Decisão de alocação de recursos. Fusões e aquisições.
Business groups. Governança corporativa e conselho de administração. Efeito
da estrutura de propriedade, controle e custos de agência na estratégia e
na vantagem competitiva. Adoção de teoria dos jogos, metáforas de guerras e
simulação como análise em estratégia. Estratégias adotadas por grandes
grupos econômicos, M-Forms, oligopólios e monopólios privados.
e. ESTRATÉGIA E EMPREENDEDORISMO
Abordagens teóricas e metodológicas do empreendedorismo. O(a)
empreendedor(a), seus modelos mentais e sua atuação estratégica.
Empreendedorismo e inovação como fonte de vantagem competitiva.
Empreendedorismo em diferentes tipos e portes de organização. Estratégia e
o papel do empreendedor no crescimento da firma. Empreendedorismo
internacional. Atuação do(a) empreendedor(a) no ambiente de negócios
brasileiro. Estratégias de empreendedores orientados por patentes.
Estratégia tripla hélice. Cultura, fomento e recursos para empreendedorismo
nacional.
f. NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Processos e teorias de internacionalização. Modelos de gestão de empresas
internacionalizadas. Networks internacionais e internacionalização de
clusters. Padronização versus adaptação da oferta aos mercados no exterior.
Fatores intervenientes do país na estratégia de internacionalização;
políticas públicas relacionadas à internacionalização. Globalização e
regionalização. Ambiente institucional do país hospedeiro. Modelagem do
desempenho internacional. Processo de internacionalização de empresas
brasileiras e de empresas de mercados emergentes. Tipologias de empresas
multinacionais brasileiras. Born globals.
g. ESTRATÉGIA, SUSTENTABILIDAE SOCIOAMBIENTAL E ÉTICA CORPORATIVA
Teorias, pesquisas e práticas sobre a concepção, implementação e avaliação
de estratégias voltadas para o alcance da sustentabilidade socioambiental
em organizações com ou sem fins lucrativos. Os fenômenos da
responsabilidade social e da responsabilidade ambiental. Estratégia e
comportamentos éticos das (e nas) organizações. Comércio justo. Modelagem e
equações de sustentabilidade das organizações. Cultura e efeitos da triple
bottom line nas políticas das organizações. Consciência e ética como
decisão estratégica em projetos de sustentabilidade. Estratégias para
controle de catástrofes, previsão de catástrofes. Estratégia de crises de
impacto socioambientais de eventos especiais.
h. ESTRATÉGIA, GOVERNO E DESENVOLVIMENTO
Relações entre estratégia empresarial, sociedade e governo (em níveis
nacional, regional e global). Estratégia em organizações empresariais,
governamentais, sociais e híbridas. Teorias de globalização e de
desenvolvimento em estratégia. Teorização política e institucional em
estratégia. Estratégia e regulação: governamental, privada e transnacional.
Não mercado, teorias de mercado e relações empresa-governo. Poder e
política. Impactos de geopolítica e do mercado de ideias em estratégia.
Perspectivas críticas em estratégia e em temas emergentes relacionados.
Estratégias de posicionamento para desenvolvimento setorial.
6. FINANÇAS
a. FINANÇAS CORPORATIVAS
Decisões de financiamento, decisões de investimento, fusões &
aquisições, política de dividendos e gestão de recursos de curto prazo.
b. GOVERNANÇA CORPORATIVA
Estudos sobre os mecanismos de governança corporativa para redução de custos
de agência.
c. GESTÃO DE RISCOS E DERIVATIVOS
Riscos de mercado, de crédito e operacional. Estratégias de gestão de
riscos. Mercados de derivativos financeiros, de commodities e outros:
termo, futuros, opções e swaps. Apreçamento de derivativos.
d. INVESTIMENTO E APREÇAMENTO DE ATIVOS
Avaliação de projetos de investimento, incluindo opções reais. Investimentos
em ativos individuais e carteiras. Modelos de apreçamento de ativos (renda
fixa e ações). Avaliação de desempenho de fundos. Avaliação de empresas.
e. MERCADOS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Gestão e avaliação de instituições financeiras e aspectos regulatórios dos
mercados. Globalização financeira e integração de mercados.
7. INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO
a. INOVAÇÃO EM SERVIÇOS
Este tema contempla estudos relacionados à inovação em serviços de
organizações públicas, privadas, mistas ou do terceiro setor. Nessa
perspectiva, são abordadas inovações em serviços de educação, saúde,
transportes, segurança, entretenimento, turismo, serviços intensivos em
conhecimento (KIBS), financeiros, entre outros. Modelos, processos e
instrumentos de gestão de inovação em serviços. Competências e capacidades
na inovação em serviços. E expansão e diversificação de tecnologias
emergentes no mercado de serviços.
b. INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Estudos teóricos e empíricos que envolvem a inovação e o empreendedorismo em
diferentes tipos e tamanhos de organizações públicas ou privadas.
Comportamentos, atitudes e competências empreendedoras. Geração de
oportunidades de trabalho e criação e gestão de empresas de base
tecnológica. Intraempreendedorismo, empreendedorismo social,
empreendedorismo cultural, ecoempreendedorismo e políticas públicas de
apoio ao empreendedorismo. Iniciativas de venture capital de base
tecnológica e modelos de negócios inovadores. Estudos que buscam aprofundar
o conhecimento a respeito das características de ambientes e contextos
institucionais de fomento ao empreendedorismo.
c. GESTÃO DA INOVAÇÃO, DA TECNOLOGIA E DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
Os estudos deste tema envolvem as políticas de gestão das capacidades e
recursos para inovação, práticas de transferência, aprendizagem, difusão e
absorção tecnológica, gestão de projetos de P,D&I, desenvolvimento de
produtos inovadores, métricas e indicadores para a gestão da inovação.
Abrangem estudos sobre processos de inovação com o uso de tecnologias de
informação e comunicação (TIC), negócios eletrônicos (e-business) e novas
tecnologias digitais. De forma geral, este tema conecta a tecnologia, a
cibernética e a inovação sob uma perspectiva de estratégia tecnológica e de
gestão de empresas de base tecnológica. Congrega pesquisas no tema da
criação, difusão e exploração de informação no campo da economia do
conhecimento, inserindo aspectos legais relativos à propriedade intelectual
e a identificação geográfica. Compreende também temas como: vigília,
monitoramento e prospecção tecnológica, projeção de cenários (foresight e
technology roadmapping), science design e inovação nos ciberespaços. Os
estudos nessa área também visam aprofundar assuntos vinculados à inovação e
a internet, como crowdsourcing, crowdfunding, bussiness intelligence e
redes sociais.
d. ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO
Estudos teóricos e empíricos que envolvem habitats e ecossistemas de
inovação. Políticas e contextos como os parques tecnológicos, incubadoras e
polos de inovação e ambientes de relacionamento que integram
governo-universidade-empresa traduzem o escopo de análise. Análises
comparadas de sistemas nacionais, setoriais e regionais de inovação são bem
vindos. São desejados estudos que também abordem outros atores do
ecossistema de inovação, como aceleradoras de projetos inovadores, cidades
inteligentes, comunidades online, ecossistemas simbióticos e demais
instituições que incentivem o surgimento de organizações inovadoras. Também
é de interesse os resultados de pesquisas sobre start-ups, spin-offs e
spillovers.
e. INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
A temática diz respeito a organizações diversas, públicas, privadas,
cooperativas ou do terceiro setor, envolvidas em inovação em produtos,
processos e serviços sustentáveis. Esta abordagem engloba o desenvolvimento
regional, local e a sustentabilidade em seus múltiplos níveis e dimensões:
econômica, social, cultural, ambiental, territorial e tecnológica. Busca-se
a articulação entre indivíduo, organização e sociedade, por meio de
atividades e negócios efetuados em arranjos produtivos (cadeias, redes,
clusters, alianças), as estratégias, os novos formatos de cooperação de
natureza social, as soluções pautadas em eco-inovação, as inovações e
tecnologias sociais, as formas de gestão inovadoras e sustentáveis, bem
como o ciclo de vida de produtos, a incerteza e o risco, que podem gerar
modelos de inovação e sustentabilidade. Alguns temas atuais e emergentes de
elevado interesse para a temática são: inovação sustentável para a base da
pirâmide (BoP), macromarketing, inovação orientada para a sustentabilidade,
transição para a sustentabilidade, inovação social, inovação inclusiva,
inovação sustentável, aprendizagem transformativa para a sustentabilidade,
inovação e estratégia para mudanças climáticas e inovação em matrizes
energéticas.
f. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL, DE NEGÓCIOS E DE MERCADO
Estudos teóricos ou empíricos de inovação tecnológica, gerencial e de
marketing contemplados em pequenas, médias ou grandes organizações de
natureza pública, privada ou do terceiro setor. Nesta temática, são
discutidos aspectos relacionados a processos de inovação presentes nos
arranjos e funções das organizações e sua inserção nos mercados locais,
regionais, nacionais e internacionais, contendo cadeias de valor, práticas
inovadoras de internacionalização e inovação reversa em economias
emergentes. Inserem-se neste tema as estratégias de inovação que englobam
novas formas de marketing, novas tecnologias para entrada em novos
mercados, dinâmicas de empreendimentos inovadores e empresas de elevado
crescimento. O tópico inclui também inovações em processos, produtos e
serviços pautados em formas de interatividade com os consumidores.
8. GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA
a. GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAIS E DE SERVIÇOS
Práticas de operações e melhoria de desempenho, vantagem competitiva,
estratégia de operações, decisões em operações e critérios competitivos,
avaliação de desempenho, o processo de implantação da estratégia de
operações bottom-up e top-down, prioridades competitivas,
capabilities/competências operacionais e alinhamento estratégico.
Estratégias de operações de serviços; projeto de serviços; gestão da
capacidade em serviços; iniciativas lean; papel das pessoas em serviços;
qualidade e produtividade em serviços; certificações e acreditações; falhas
na prestação de serviços e práticas de recuperação.
b. LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Estratégias e práticas logísticas para a gestão dos fluxos de materiais e
informação; projeto da rede logística; gestão de estoques; gestão das
operações de armazenagem e de transportes; terceirização de atividades
logísticas e operadores logísticos; desempenho logístico; papel da TI no
gerenciamento da logística; logística internacional; logística urbana e
planejamento de cidades. Supply Chain Management; desempenho de cadeias;
práticas de gestão da cadeia; integração de processos; logística
humanitária; resposta a desastres e crises; tratamento do risco na cadeia
de suprimentos.
c. OPERAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Green supply chain management; logística reversa; produção mais limpa;
gestão de resíduos; ecodesign; sistema de gestão ambiental; avaliação do
ciclo de vida; rotulagem ambiental; ecoeficiência; estudo de impacto
ambiental e licenciamento; auditoria ambiental; custos ambientais; análise
de riscos ambientais; projetos de MDL; gestão sustentável de recursos
hídricos e florestais; energia limpa e eficiência energética; arranjos
produtivos locais sustentáveis; desempenho ambiental e indicadores; fair
trade; mercado de carbono, projetos de mitigação e controle de emissões de
gases do efeito estufa, ecologia industrial e simbiose industrial.
d. REDES DE OPERAÇÕES E CLUSTERS
Decisões de localização de operações; operações em clusters industriais e de
serviços; formatos de aglomeração industrial – arranjos produtivos locais,
distritos industriais, clusters; desenvolvimento tecnológico, de produtos e
inovação em clusters; clusters e cadeias de valor globais; fenômenos de
redes em clusters; cooperação e competição. Logística agroindustrial.
Cadeias produtivas agroindustriais. Eficiência técnica, fusões, aquisições
e aglomerações no agronegócio. Relacionamentos na cadeia de valor
agroindustrial. Serviços ao consumidor final da produção agroindustrial.
e. GESTÃO DE PROJETOS
Metodologias de gestão de projetos; ferramentas e técnicas de gestão de
projetos; gerente de projeto; gestão estratégica de projetos; maturidade em
gestão de projetos; programas de projetos; portfolios de programas e de
projetos; desempenho e sucesso de projetos; projetos internacionais;
projetos complexos; megaprojetos; estruturas organizacionais para projetos;
PMO; áreas de conhecimento em gestão de projetos; lições aprendidas em
projetos; ensino e treinamento em gestão de projetos.
f. GESTÃO DE PROCESSOS
Desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços (DNPS); Inovação
colaborativa; Envolvimento de fornecedores e clientes no DNPS;
Co-desenvolvimento de produtos e serviços; Servitização; Outsourcing para
inovação; Competências operacionais para Inovação; Geração e difusão de
inovação na cadeia de suprimentos locais e/ou globais;
Design-for-manufacturing; Modularidade e inovação; Engenharia de valor.
g. PESQUISA OPERACIONAL
Conceitos de Decisão e o enfoque gerencial da Pesquisa Operacional.
Modelagem de Problemas Gerenciais. Problemas de Alocação de Recursos –
Programação Linear. Dualidade em Programação Linear. Problemas de
Congestionamento – Teoria das Filas. Programação Matemática, Decisão
Multicritério, Processos Estocásticos, Simulação, Teoria da Decisão e
Teoria dos Jogos, Análise de Demandas por produtos.
9. GESTÃO DE PESSOAS
a. GESTÃO DE CARREIRAS
Tendências e trajetórias de carreiras. Carreira e múltiplos vínculos de
trabalho. Expatriação. Carreiras internacionais. Planejamento de carreira e
sucessão. Coaching de carreira. Mentoring. Ética e carreira. Novos formatos
de carreira. Sistemas de gestão de carreiras nas organizações. Carreiras e
engajamento profissional. Sucesso na carreira. Aposentadoria.
b. LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
Perspectivas clássicas e críticas de liderança. Teorias de liderança. Poder
e liderança. Liderança e cultura. Liderança e identidade. Desenvolvimento
de liderança e de habilidades gerenciais. Competências em liderança.
Liderança, motivação e comprometimento. Lideranças globais. Liderança,
responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Dicotomias entre
gerentes/líder e entre líder/liderados. Novas configurações organizacionais
e liderança.
c. MODELOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE/EM GESTÃO DE PESSOAS
Modelos de gestão de pessoas. Diferentes abordagens em políticas e práticas
de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Mensuração de
resultados de gestão de pessoas. Gestão internacional de pessoas. Gestão de
pessoas e clima organizacional. Mudança organizacional. Consultoria
organizacional.
d. COMPETÊNCIAS
Gestão de pessoas por competências. Competências individuais. Competências
coletivas. Competências organizacionais. Relação e/ou impacto de Gestão de
Competências com políticas e práticas de Gestão de Pessoas e com políticas
organizacionais. Relações entre competências individuais, coletivas e
organizacionais. Desenvolvimento de competências. Competências emergentes.
e. GESTÃO DE PESSOAS E ELEMENTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Motivação e satisfação. Tomada de decisão. Comunicação. Poder (autoridade e
autonomia) e Conflito. Cultura Organizacional. Valores (pessoais,
profissionais, no trabalho, organizacionais). Comprometimento, vínculos,
entrincheiramento. Justiça organizacional. Retaliação nas organizações.
Ética. Equipes de trabalho. Confiança.
10. MARKETING
a. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Estudos teóricos e empíricos que resultem de pesquisas do tipo levantamento,
modelos correlacionais e estudos exploratórios. Explorem os determinantes
individuais do comportamento do consumidor. Incluam, mas não exclusivamente,
estudos sobre motivação, personalidade, atenção, percepção, busca de
informações, processo de decisão de compra, formação e mudança de atitudes,
e categorização.
b. CULTURA E CONSUMO
Contempla estudos ou ensaios que busquem explorar o consumo – significados,
influências, práticas – e sua característica multidisciplinar, que envolve
áreas de conhecimento tais como Antropologia, Sociologia, História e
Comunicação Social. Como exemplo, podem ser citadas as investigações que
buscam compreender o consumo e as questões relativas a gênero, estética,
regionalidades, construção e manutenção de identidade social, diferenças
culturais e sociais, tribos urbanas, comunidades de consumo ou de
anticonsumo e formas diversas de apropriação de significados. Este tema
inclui discussões integradas com a CCT – Consumer Culture Theory.
c. ESTRATÉGIA DE MARKETING E MARKETING INTERNACIONAL
Estudos que exploram aspectos estratégicos relacionados a marketing. Inclui
estudos sobre processos e instrumentos de elaboração e de implantação da
estratégia de marketing, orientação para mercado, alocação de recursos,
métricas de desempenho, segmentação e seleção do mercado alvo,
posicionamento, teoria dos jogos, assimetria de informações, inteligência
competitiva, análise de mercados. Bem como estudos sobre os fundamentos
microeconômicos que governam as relações entre as organizações e os outros
atores do ambiente, como competidores, consumidores, clientes, canais,
instituições, agentes reguladores, e outros. Marketing global. Métricas de
marketing. Este tema também abrange estudos de marketing empreendedor e
marketing de pequenas empresas. Marketing internacional.
d. MARKETING DE SERVIÇOS, DE RELACIONAMENTO E DE VENDAS
Estudos feitos sobre o paradigma de marketing de relacionamento e de
serviço. Inclui estudos sobre conceitos, modelos e teorias acerca de
relacionamentos entre empresas, clientes e outras partes envolvidas na
entrega de valor. Inclui também estudos sobre satisfação, lealdade e
confiança, bem como a investigação da construção de relacionamentos e
sistemas de gestão de relacionamento com clientes (CRM). Contempla ainda
estudos sobre customer equity e customer lifetime value, bem como gestão de
reclamações e comunicação boca a boca. Vendas, gestão de vendas e a
integração entre marketing e vendas são também assuntos relacionados a este
tema.
e. GESTÃO DO VAREJO E DE CANAIS DE MARKETING
Abrange estudos direcionados para o desenvolvimento teórico e empírico de
aspectos relacionados ao varejo, seu gerenciamento, evolução e teoria, além
de aspectos sobre localização, estudos sobre tipologia de lojas e
merchandising. Inclui estudos relacionados aos produtos e serviços
varejistas, às cadeias de suprimento e aos canais de marketing que servem
aos varejistas, o relacionamento entre varejistas e os membros da cadeia de
suprimento. Gestão de canais de marketing.
f. GESTÃO DE PRODUTOS, MARCAS, COMUNICAÇÃO E PREÇO
Abrange estudos empíricos e teóricos de aspectos relacionados à gestão de
marcas e produtos e ao composto de preços e da comunicação. Inclui estudos
sobre gestão de produtos e novos produtos, gestão de marcas, brand equity e
customer based brand equity, identidade e reputação de marca e
relacionamentos de consumidores com marcas. Também inclui pesquisas
relacionadas ao composto de comunicação, como novos meios de comunicação,
métricas de avaliação da comunicação, seleção de meios, gestão da
comunicação integrada, estratégias promocionais, venda pessoal, gestão de
vendas, relações públicas e patrocínios. Compreende ainda estudos devotados
aos aspectos relacionados a preços do composto de marketing tais como
políticas de preço, descontos, relação preço-qualidade, entre outros.