ADM 2020 segue com programação diversificada no segundo dia de congresso

A programação do ADM 2020 – Congresso Internacional de Administração segue nesta terça-feira (20) a partir das 9 horas. Dois minicursos estão agendados para o primeiro bloco de atividades. A professora Manuela Salau Brasil, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, apresenta a Incubadora de Empreendimentos Solidários e fala sobre “Outras economias: o caso da Economia solidária e da IESol/UEPG”. Já a professora Adriana Carvalho Kurovski Schatz traz uma abordagem sobre organização pessoal e profissional. “Esse assunto está em evidência desde que fomos obrigados a ficar em casa. E aí ficou clara a importância de organizar, de buscar uma vida mais leve. Nessa oficina, pretendo abordar a importância da organização e do minimalismo como uma forma de alcançar qualidade de vida”, destaca.

Uma Roda de Conversa sobre os desafios do estágio acontece a partir das 14 horas. Mediada pelo professor Luiz Fernando Lara, a atividade irá reunir os debatedores Cleonice Canan Soares (CIEE), Murilo Dropa (Prestes Construtora), Larissa Pepe e Raissa Machado Ramos (ACIPG). O grupo irá discutir as principais dificuldades do mercado em tempos de ensino remoto e ainda apontar direções para que a experiência do estágio aconteça de forma assertiva. Às 15 horas acontece a Mesa Redonda: “Internacionalização Acadêmica”, mediada pela professora Carolina Scalise Taques Fonseca Schlumberger (UEPG). A programação para quem não fez a inscrição no congresso pode ser acompanhada pelo canal do ADM no Youtube.

A palestra “Pandemia e Saúde Mental”, do professor e psicólogo Fellipe Salgado encerra a programação do segundo dia do congresso. Conforme Salgado, um dos propósitos do encontro é entender em que contexto a pandemia entra para abalar a saúde mental. “Além de identificar o conceito vamos trazer alguns elementos da psicologia clinica para tentar entender alguns meandros do sofrimento psicológico nesse momento. A ideia é conseguir identificar sentimentos, emoções e comportamentos para a pessoa conseguir fazer sozinha uma autogestão desse processo”, comenta.

Ontem, durante o lançamento do ADM 2020, o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, realizadora do congresso, destacou a importância do tema do evento deste ano. “Esse titulo permite uma pequena variação, que representa muito o momento que estamos vivendo. Ou seja, um momento em que todas as fronteiras foram suspensas por um processo de informatização, que modificou completamente a sociedade no mundo todo”. O reitor enfatizou ainda alguns reflexos da pandemia. Segundo ele, muitas pessoas estão sofrendo com a saúde e com o contexto econômico que o mundo atravessa e por isso o papel da Administração será fundamental na retomada dos negócios. Sanches Neto também pontuou que outras oportunidades surgiram como a exploração do turismo local. “Dentro dos nossos cursos temos que atuar no sentido de formar nossos acadêmicos mais empreendedores. Formar um aluno que esteja preparado não somente para o desafio da tecnologia, mas também para o desafio para fazer a gestão do seu próprio negócio e buscar novas oportunidades nessa sociedade que surgiu abruptamente com o coronavirus”.