Histórico

O Maior Congresso de Administração da América Latina

Em 15 de Junho de 1988 em plena Era da Qualidade, foi realizado no grande auditório da UEPG o “I Encontro de Controle de Qualidade”, com o intuito de informar os acadêmicos do curso de Administração sobre as idéias que estavam revolucionando o mundo na década de 1980. O evento foi uma iniciativa do professor Sérgio Escorsim, titular da disciplina de Administração da Produção e reuniu parceiros do Departamento de Administração (DEADM/UEPG) e Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), tendo como tema principal: “Círculos de Controle de Qualidade: uma realidade no Paraná”, com a participação da TELEPAR. O evento foi prestigiado por mais de 600 pessoas e foi um verdadeiro sucesso.

Movidos pelo entusiasmo da ideia de reunir em um mesmo ambiente, acadêmicos de Administração, empresários, funcionários de empresas e profissionais liberais, os parceiros DEADM/UEPG e ACIPG juntaram-se à Coordenadoria Regional da FIEP e realizaram em 24 de Setembro de 1988, o “II Encontro de Controle de Qualidade” contando com a presença do Dr. Getulio Apolinário Ferreira da Cia. Siderúrgica Tubarão e autor do livro “Estratégia para a Qualidade Total”. O tema foi “Defeito Zero”.

No dia 09 de Junho de 1989 foi realizado o “III Encontro de Controle de Qualidade” com o tema “Visão Filosófica e Metodológica dos Círculos de Controle de Qualidade” tendo como apresentador o Dr. Faustino Vicente na ocasião presidente da Associação Anhanguera de Controle de Qualidade.

Tendo em vista o sucesso alcançado nos três primeiros Encontros de Qualidade e o novo cenário da Globalização exigindo das empresas uma gestão participativa, com qualidade total e valorização dos recursos humanos, os três parceiros UEPG, ACIPG e FIEP, dando continuidade ao processo de integração Universidade/Empresas decidem realizar um novo e mega evento. Sob a coordenação da Professora Norma Maria Egg, Chefe do Departamento de Administração, Prof. Sérgio Escorsim (UEPG/ACIPG), Alcy Antônio Marochi (ACIPG) e Dr. Luiz Gonzaga Pinto (FIEP) é realizado o “1º Ciclo de Palestras de Administração e IV Encontro de Qualidade e Produtividade”. Dado a magnitude do evento foi necessário realizá-lo em outro local, o Clube Princesa dos Campos. O evento ocorreu no período de 19 a 22 de Setembro de 1989 e o palestrante de destaque foi o empresário Antônio Ermírio de Moraes, presidente do Grupo Votorantin e maior empresário do Brasil. Novo e absoluto sucesso foi registrado, com 1.500 pessoas prestigiando o evento.

Dia 12 de Novembro de 1990, diante dos resultados obtidos é criado o “Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade” do Governo Federal. Os parceiros DEADM/UEPG, ACIPG e FIEP lançam oficialmente na sede da ACIPG, num evento que reuniu mais de 200 pessoas o “PROGRAMA PONTAGROSSENSE DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE – PPQP” considerado como “V Encontro de Qualidade e Produtividade”. O PPQP sob a coordenação do Prof. Sérgio Escorsim teve por objetivo difundir, motivar e treinar acadêmicos e pessoas ligadas ao meio empresarial para com as novas exigências do mercado mundial. No período de 1990 a 1993 assume a Chefia do Departamento de Administração o Professor Nadir Laidane e reafirma o compromisso da continuidade da realização dos eventos. Entre 16 a 18 de Outubro de 1991, acontece o “2º Ciclo de Palestras de Administração e VI Encontro de Controle de Qualidade” tendo por local o Grande Auditório da UEPG. Os organizadores foram: Nadir Laidane, Sérgio Escorsim, Alcy Marochi e Dr. Luiz Gonzaga Pinto.

O “3º Ciclo de Palestras de Administração e VII Encontro de Controle de Qualidade” acontece entre 08 e 11 de Setembro de 1992, inicialmente programado para o Grande Auditório da UEPG, tendo sido transferido para o Clube Princesa dos Campos devido à grande procura de pessoas para participar do evento. O tema abordado foi “Atraso Tecnológico Brasileiro e a Solução para Década de 1990” e os palestrantes foram Jaime Lerner, então prefeito de Curitiba e Sérgio Prosdócimo presidente do Holding Umuarama Administração e Participação. Os organizadores do 3º Ciclo foram Nadir Laidane, Sérgio Escorsim, Alcy Marochi, Laerte Bittencourt Filho, Calixto Ajuz e Luiz Gonzaga Pinto.

O “4º Ciclo de Palestras de Administração e VIII Encontro de Controle de Qualidade” foi realizado no Clube Princesa dos Campos nos dias 18 a 22 de Outubro de 1993 e contou com a presença do Senador Esperidião Amin entre outros grandes nomes da Administração. Os organizadores foram Nadir Laidane, Chefe do Departamento de Administração; Sérgio Escorsim, Renato Napoli, Laerte Bittencourt, Jane Villaca e José Airton Rodrigues.

Entre 17 e 21 de Outubro de 1994 foi realizado o “5º Ciclo de Palestras de Administração e IX Encontro de Qualidade e Produtividade”. Com um sucesso crescente, o 5º Ciclo trouxe o Professor Administrador Gilberto Serpa Griebeler, Presidente do Conselho Regional de Administração e Moacyr Sens Diretor Superintendente da Weg S.A. e outros nomes de expressão na área. Os organizadores foram Prof. Pedro Roseni da Silva, então Chefe do Departamento de Administração da UEPG, Sérgio Escorsim, Renato Napoli, Laerte Bittencourt Filho, Jane Villaca e José Airton Rodrigues da Luz, o Centro Acadêmico de Administração e a ADECCON Empresa Junior.

O “6º Ciclo de Palestra de Administração e X Encontro de Qualidade e Produtividade” aconteceu de 23 a 27 de Outubro de 1995 no Clube Princesa dos Campos, com a participação do Professor Humberto Stadler – Departamento de Administração da UEPG como um dos palestrantes do evento. Os organizadores foram: Pedro Roseni da Silva, então Chefe do Departamento de Administração; Sérgio Escorsim, Renato Napoli, Laerte Bittencourt Filho, Jane Villaca, José Airton Rodrigues, Centro Acadêmico de Administração e ADECCON – Empresa Junior.

O “7º Ciclo de Palestras de Administração e XI Encontro de Qualidade e Produtividade” foi realizado de 9 a 13 de Setembro de 1996 e teve como destaque nas palestras a ex-ministra Dorothéa Werneck, ocasião em que era consultora da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, sendo que o tema abordado foi os “Próximos desafios pós-qualidade total”. Na Chefia do Departamento de Administração encontrava-se a Professora Marilisa do Rocio Oliveira e também participaram na organização do evento: Sérgio Escorsim, Renato Napoli, Laerte Bittencourt Filho, Jane Villaca, José Airton Rodrigues e Centro Acadêmico de Administração. O local foi o Clube Princesa dos Campos.

O “8º Ciclo de Palestras de Administração e XXII Encontro de Qualidade e Produtividade” aconteceu de 08 a 12 de Setembro de 1997, no Clube Princesa dos Campos. O destaque foi a palestra show internacional com o mágico Clovis Tavares (Karl Waiwensser), Rafael Grecca e o Grupo Lanteri apresentando a peça “Não corra que o cliente vem aí”. O evento foi organizado por Marilisa do Rocio Oliveira, Sérgio Escorsim, Renato Napoli, Laerte Bittencourt Filho, Jane Villaca, pelo Centro Acadêmico de Administração e ADECCON Empresa Junior.

O “9º Ciclo de Palestras de Administração e XIII Encontro de Qualidade e Produtividade” foi realizado de 08 a 11 de Setembro de 1998 no Clube Princesa dos Campos, entre os palestrantes destacaram-se Lair Ribeiro considerado o papa da neurolingüística e autor de muitos best-sellers, Dulce Magalhães, o Maestro Raul Marinuzzi e a palestra show de Carlos Hilsdorf. Organizadores: Marilisa do Rocio Oliveira, Sérgio Escorsim, Douglas Taques Fonseca, Laerte Bittencourt Filho, Jane Villaca, o Centro Acadêmico de Administração e ADECCON Empresa Junior.

Ano 1999, comemoração dos 10 anos do maior evento do Sul do Brasil: o “10º Ciclo de Palestras de Administração e XIV Encontro de Qualidade e Produtividade”. Destaques para Waldez Luiz Ludwig e João Roberto Gretz que estiveram no período de 30 de agosto a 02 de setembro de 1999. Neste evento é encerrado o Programa Pontagrossense de Qualidade Produtividade, cumprindo fielmente os propósitos ao qual foi concebido de difundir os conceitos da qualidade e produtividade aos acadêmicos de Administração e empresários da Região dos Campos Gerais. Este Programa esteve sob a coordenação do professor Sérgio Escorsim durante os dez anos de existência. Foram organizadores do evento: Marilisa do Rocio Oliveira, Sérgio Escorsim, Douglas Taques Fonseca, César Tozetto, Laerte Bittencourt Filho, Jane Villaca, Ana Cláudia Gambassi, o Centro Acadêmico de Administração e ADECCON Empresa Junior.

O “11º Ciclo de Palestras de Administração” foi realizado de 19 a 22 de Setembro de 2000. Neste ano assume a chefia do Departamento de Administração o Prof. Silas Guimarães Moro e o destaque é o palestrante Reinold Stephanes, presidente do Banestado e ex-ministro da Previdência. Os organizadores do evento foram: Silas Guimarães Moro, Sérgio Escorsim, Douglas Taques Fonseca e Laerte Bittencourt Filho.

O “12º Ciclo de Palestras de Administração” aconteceu de 03 a 06 de Setembro de 2001, no Clube Princesa dos Campos e grandes nomes do cenário nacional foram destaques Max Gehringer que falou sobre a “Comédia Corporativa” e Clemente Nóbrega abordando o tema “Estratégia, Marketing e Inovação”. Foram organizadores: Silas Guimarães Moro, Sérgio Escorsim, Laerte Bittencourt Filho e Douglas Taques Fonseca.

O “13º Ciclo de Palestras de Administração” foi realizado de 09 a 12 de Setembro de 2002, desta vez tendo por local o Clube Guaira e o destaque foi Luiz Fernando Levy, presidente da Gazeta Mercantil que veio falar sobre as “Perspectivas para o Brasil até 2005”. Foram organizadores: Silas Guimarães Moro, Sérgio Escorsim, Laerte Bittencourt Filho e Renato Napoli.

No ano de 2003, o Ciclo de Palestras de Administração passa a chamar-se “Fórum de Administração” e recebe a sigla “ADM 2003”. É realizado no período de 08 a 12 de Setembro de 2003, no Centro de Convenções Shopping Palladium de Ponta Grossa e uma nova formatação é dada ao evento. Foi criado um grupo gestor para conduzir o evento formado com a parceria entre as Instituições de Ensino Superior de Ponta Grossa, tendo sido presidido pelo Professor Sérgio Escorsim, então Chefe do Departamento de Administração. Os novos parceiros foram: DEADM/UEPG, ACIPG, FIEP, CEFET, CENE, CESCAGE, CRA, UNIÃO e SECAL. Entre os palestrantes destacaram-se Arnaldo Jabor, comentarista político da Rede Globo e Rui Otávio B. de Andrade, presidente do Conselho Federal de Administração. Fizeram parte do Grupo Gestor: Sérgio Escorsim, Marilisa do Rocio Oliveira, Lauro Padilha, Laerte Bittencourt Filho, Cláudio Rafael Rugilo, Carolina Scalise Taques Fonseca, Gisele Depiné, César Chornobai, Carla Salata, Taciana Cordazzo, Isaura Andrade, Rubia Andrade e Monalisa Rodrigues, Antonio Carlos de Francisco e Luis Mauricio de Resende.

Constatado o enorme sucesso do Fórum de Administração, o Grupo Gestor toma a decisão de transformar o evento em “Congresso Internacional de Administração” ADM 2004, com chamada de trabalhos para apresentação de artigos científicos. As áreas temáticas foram Gestão da Tecnologia, Gestão de Talentos e Gestão por Competência. O ADM 2004 aconteceu no período de 23 a 25 de Setembro de 2004 no Centro de Eventos da Cidade de Ponta Grossa e reuniu mais de 2.000 pessoas. Os realizadores foram: DEADM/UEPG, ACIPG/CENE, FIEP, CEFET, CESCAGE, CRA, UNIÃO e SECAL e o Grupo Gestor foi presidido pela Professora Isaura Andrade e os seguintes membros Sérgio Escorsim, Marilisa do Rocio Oliveira, Lauro Padilha, Laerte Bittencourt, Sirlei Gravonski da ACIPG, César Chornobai, Antonio Carlos de Francisco, Rubia Andrade. Monaliza Rodrigues e Luis Mauricio de Resende.

Em 2005, o Congresso de Administração, recebe a qualificação da CAPES como “C Internacional”. Atendendo reivindicações do público é solicitado que o evento retorne ao Centro de Convenções do Shopping Palladium e acontece o ADM 2005 de 26 a 29 de Setembro de 2005 tendo como realizadores o DEADM/UEPG, ACIPG/CENE, FIEP e o CRA e UTFPR. Fortalecendo sua realização o evento acontece junto com o “COMEXSUL – 4º Congresso Sul Brasileiro de Comércio Exterior”. O tema do Congresso para chamada de trabalhos foi “Gestão Estratégica Rumo a Competitividade” e o destaque dos palestrantes é Gustavo Loyola, ex-presidente do Banco Central. O Congresso foi presidido pela Professora Marilisa do Rocio Oliveira, apoiada pelos membros do Grupo Gestor: Sérgio Escorsim, Lauro Padilha, Laerte Bittencourt Filho, Ivanilde Scussiatto Eyng, Taciana Cordazzo, Antonio Carlos de Francisco, Sirlei Gravonski e o Centro Acadêmico de Administração de Jaguariaiva.

De 19 a 22 de Setembro de 2006 é realizado no Centro de Convenções do Shopping Palladium o “ADM 2006 – Congresso Internacional de Administração”. A 19ª Edição do evento marcou a história na cidade de Ponta Grossa, ampliando seus horizontes em nível nacional e internacional. Considerado pelos palestrantes que aqui estiveram como o maior evento do gênero no Brasil com um público médio de 1.800 pessoas/dia. O tema para chamada de trabalhos foi “Gestão Estratégica para a Competitividade”. Nas dez áreas temáticas propostas pelo Evento foram inscritos 329 trabalhos científicos e selecionados 171 artigos para apresentação oral nas dependências do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Participantes de várias localidades estiveram apresentando seus trabalhos. No evento foi lançado o livro “Gestão Estratégica para a Competitividade” contendo os 20 melhores trabalhos, sendo dois de cada área temática. O palestrante destaque foi Waldez Luiz Ludwig que disse ter ficado maravilhado com a magnitude do evento: “Um dos maiores do Brasil”. A presidente do ADM 2006 foi a Professora Marilisa do Rocio Oliveira. Os realizadores DEADM/UEPG, ACIPG/CENE, FIEP, UTFPR – PPGEP, CRA, Fundação Araucária e ADECCON Empresa Junior. Os membros do Grupo Gestor foram: Sérgio Escorsim, Laerte Bittencourt Filho, Lauro Padilha, Ivanilde Scussiatto Eyng, Antonio Carlos de Francisco, Casturina Jaira da Silva, Regina Negri Pagani, Patrícia Guarnieri, Thiago Rodrigo Costa, Louisi Fancis Moura, Gabriel Matheus de Jesus Staullbaun, Sirlei Gravonski.

Ano 2007 – Comemoração de 20 anos do evento. No período de 17 a 21 de Setembro de 2007, no Centro de Convenções do Shopping Palladium foi realizado o “ADM 2007 Congresso Internacional de Administração”. O tema central do Congresso foi “Gestão Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável”, tema de maior relevância no momento atual. O Grupo Gestor para o ano de 2007 foi assim constituído: Marilisa do Rocio Oliveira, Sérgio Escorsim, Laerte Bittencourt Filho, Lauro Padilha, Ivanilde Scussiatto Eyng, Antonio Carlos de Francisco, Patrícia Guarnieri, Nelma Terezinha Zubek Valente, Rosa Stefaniak, Louisi Francis Moura, Gabriel Matheus de Jesus Staullbaun, Jaqueline Fonseca Rodrigues, Marco Aurélio Florêncio e Luciane Samoroski.

O tema do Congresso em 2008 foi “Gestão Estratégica na Era do Conhecimento”, e reuniu mais de 300 artigos focando a Gestão do Conhecimento nas áreas de Comércio e Negócios Internacionais, Gestão Estratégica nas Organizações e Empreendedorismo; Gestão Integrada (Qualidade, Meio-Ambiente e Social); Ensino e Pesquisa em Administração; Gestão do Conhecimento e Inovação; Gestão da Informação e da Tecnologia; Finanças e Governança Corporativa; Gestão da Produção; Gestão de Pessoas e Marketing. Ainda foram abordados sob a forma de palestras os assuntos: Logística Enxuta; Transnational Networks:Opportunities and Barriers; Competência Empresarial; Gestão do Conhecimento em Organizações; Gestão, estratégias & resultados; Gerenciando sua empresa como uma orquestra; Marketing Internacional; Negócios Digitais; Perfil do Novo Profissional; Empregabilidade e Capacitação Profissional; Gestão Aduaneira; Estratégias de Inovação Tecnológica; Responsabilidade Social; A importância da Tecnologia da Informação na Gestão Estratégica das organizações. O Congresso de Administração mais uma vez superou as expectativas. Com a presença marcante de alunos, professores, pesquisadores e público em geral em todas as atividades desenvolvidas, envolvendo mais de 1000 pessoas diariamente. A qualidade dos trabalhos científicos gerou grandes discussões, possibilitando uma verdadeira troca de experiências, tanto de quem apresentava, quanto dos ouvintes que acompanharam atentos a tudo. Os workshops, com os mais variados temas também foi uma grande atração, onde professores, empresários e pesquisadores puderam compartilhar assuntos de interesse comum. Durante a noite as palestras conseguiram mobilizar grande público. No sentido de materializar os resultados obtidos foi lançada a primeira edição da Revista ADMpg Gestão Estratégica, com os vinte e cinco melhores trabalhos científicos apresentados no Congresso. A Revista continuará com chamada quadrimestral para publicação de artigos científicos e se manterá disponível online. O Comitê de organização do evento em 2008 ficou assim constituído: Marilisa do Rocio Oliveira (UEPG/ UNAM), Sérgio Escorsim (ACIPG / UEPG), Ivanilde Scussiatto Eyng (UEPG / UNAM), Patrícia Guarnieri (UEPG), Antonio Carlos de Francisco (UTFPR), Luiz Alberto Pilatti (UTFPR), Jociane Rigoni (UEPG), Juvancir da Silva (UEPG), Silas Guimarães Moro (UEPG), Jaqueline Fonseca Rodrigues (UEPG/CESCAGE), Beatriz Soto Torres (COMEX/UEPG), Liliane F. dos Santos (ACIPG), Lucia Helena de Oliveira (UEPG), Talita Mossol (FIEP), Lauro Padilha (Empresário), Sandra Costa (SEBRAE), Cristiane Dresch (Comunicação Empresarial), Claudio Jorge Vilela Matos (Faculdade União), Fabiano H. S. de Castro (CENE), Eros Edesio de Freitas (CONVENTION BUREAU), Laerte Bittencourt Filho (FIEP), Bruna Stadler (ADECCON – Empresa Junior), Gabriel Matheus de Jesus Staullbaun (ADECCON – Empresa Junior), Juliana de Souza Hyczy (ADECCON – Empresa Junior), Louisi Francis Moura (Empresária), Nelma Terezinha Zubek Valente (UEPG).

O ADM 2009 – Congresso Internacional de Administração, com o tema “Gestão Estratégica em Tempo de Mudanças” atingiu os objetivos propostos.Com a presença marcante de alunos, professores, pesquisadores e público em geral em todas as atividades desenvolvidas, envolvendo mais de 1000 pessoas diariamente. A qualidade dos trabalhos científicos gerou grandes discussões, possibilitando uma verdadeira troca de experiências, tanto de quem apresentava, quanto dos ouvintes que acompanhavam atentos a tudo. Os workshops, com os mais variados temas também foi uma grande atração, onde professores, empresários e pesquisadores puderam compartilhar assuntos de interesse comum, proporcionando uma perfeita integração com os temas propostos para os trabalhos apresentados e as palestras que aconteceram no período noturno e, que igualmente mobilizaram número significativo de público. No sentido de materializar os resultados obtidos foi lançada a segunda edição da Revista ADMpg Gestão Estratégica, de forma impressa, com os vinte melhores trabalhos científicos apresentados no Congresso. O Comitê de organização do evento em 2009 ficou assim constituído: Antonio Carlos de Francisco (UTFPR);Marilisa do Rocio Oliveira (UEPG/ UNAM), Sérgio Escorsim (ACIPG / UEPG), Ivanilde Scussiatto Eyng (UEPG / UNAM), Luiz Alberto Pilatti (UTFPR), Jociane Rigoni (UEPG), Jaqueline Fonseca Rodrigues (UEPG/CESCAGE), Lucia Helena de Oliveira (UEPG),Lauro Padilha (Empresário), Cristiane Dresch (Comunicação Empresarial), Claudio Jorge Vilela Matos (Faculdade União), Fabiano H. S. de Castro (CENE), Camila Kluppel (CENE); Patricia Coppla(Empresária); Athos Carneiro de Sá (Empresário); Laerte Bittencourt Filho (FIEP), Bruna Stadler (ADECCON – Empresa Junior), Juliana de Souza Hyczy (ADECCON – Empresa Junior), Louisi Francis Moura (Empresária); Aline da Silva (ACIPG).

Em 2010 o tema para o ADM tratado foi “Gestão Estratégica: Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade”. Foi um ano diferente, pois não contou com a presença de seu idealizador, o Prof. Sergio Escorsim, mesmo assim o Grupo Gestor assume o compromisso de manter o evento entre os melhores do Brasil. Em respeito ao carinho e amor que o Prof. Escorsim sempre destinou a organização do evento, coube-nos então garantir esse sucesso. Contando com a participação de alunos, professores, pesquisadores e comunidade em geral, com toda a certeza, este evento continua sendo um momento de muito orgulho para Ponta Grossa, quando pode receber pessoas de diversas partes do Brasil e do Exterior.

Em 2011 o ADM – Congresso Internacional de Administração promoveu a discussão sobre o tema “Gestão Estratégica: Inovação Colaborativa e Competitividade”. O Comitê Científico do Congresso, trabalhou na seleção dos artigos para apresentação durante o evento, que aconteceu de 19 a 23 de setembro. Foram inscritos 547 trabalhos nas 16 áreas temáticas do Congresso. A apresentação de trabalhos fez com que a cidade recebe-se muitos estudantes, professores e pesquisadores das diversas partes do Brasil e de outros países, proporcionando ampla discussão sobre os mais variados temas da área de administração e correlatas. O evento além do caráter científico, também detacou-se pela seleção de renomados palestrantes que proferem magníficas palestras, abordando temas atuais e que fazem parte do dia-a-dia das pessoas e das empresas. No ano de 2011, novamente, os melhores trabalhos em cada categoria receberam o troféu “Professor Sérgio Escorsim”. O prêmio foi criado em 2010, em homenagem a um dos fundadores do ADM, que faleceu no início deste ano. “É uma forma que encontramos de estender a troca de experiência em um momento festivo e lembrarmos daquele que plantou uma semente há 25 anos, cujos frutos colhemos até hoje”. A cerimônia de entrega foi no dia 22 de setembro, no auditório da ACIPG, às 16 horas.

O ADM2014 – Congresso Internacional de Administração propõe como tema central para este ano “Ética e Transparência nas Organizações“ para suscitar o debate e a produção científica como forma de contribuição as melhores práticas de gestão nessa nova era de negócios. O movimento de responsabilidade social empresarial tem divulgado a ética e a transparência como benefícios para uma gestão comprometida com a qualidade das relações que mantêm com o meio ambiente e com os vários públicos envolvidos em suas atividades. Mas quais os elementos que envolvem a ética e a transparência? Como gerenciar as diferentes percepções éticas dos relacionamentos que envolvem funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, concorrentes, governantes e a sociedade em geral? Atualmente a transparência não faz parte de um discurso meramente político e de ações politicamente corretas das organizações. Tornou-se um critério formal e uma exigência para a realização dos negócios, obtenção de recursos financeiros ou promoção da imagem da empresa, por exemplo. As empresas percebem as vantagens da transparência para a sua gestão e, portanto publicam relatórios de gestão para que os investidores possam obter as informações necessárias à tomada de decisão dos investimentos. Assim, o tema vem sendo discutido como uma dimensão estratégica para a geração de resultados sustentáveis nos pilares da ética, confiabilidade, transparência e responsabilidade social nas organizações.

O ADM2015 – Congresso Internacional de Administração propõe como tema central para este ano “Tecnologia e o Impacto nas Organizações” e promove o debate e a produção científica sobre o tema. Apesar de tantas justificativas para a adoção de novas tecnologias nas empresas, as consequências das mudanças podem ser de ordem psicológica, econômico-produtiva e social. Importante salientar que tecnologia é muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores, e que os impactos acontecem antes, durante e depois do processo de mudança. Observa-se que as inovações tecnológicas são claramente percebidas como fonte de incertezas para as empresas, uma vez que as mudanças causam alterações nas características internas das organizações e grandes impactos nas condições de investimentos, rentabilidade e condições competitivas das empresas. Desta forma, o tema provoca discussões relevantes e possibilita novas abordagens.

EDIÇÃO ATUAL: ADM 2016

ADM 2016 – A 29ª edição do Congresso Internacional de Administração (ADM) ocorrerá em 13, 14, 15 e 16 de setembro de 2016 na cidade de Natal no Rio Grande do Norte. Nesta edição, o grupo gestor composto pelas Instituições Universidade Estadual da Ponta Grossa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade do Norte do Paraná, Faculdade Sagrada Família e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Estado do Paraná, realizadoras do ADM 2016, decidiram intercambiar a realização do evento, sendo o ADM realizado um ano em Ponta Grossa – Paraná e, no ano conseguinte, em outras cidades do Brasil e do exterior.

Para enfrentar este desafio, o ADM 2016 conta com outras instituições de ensino para realização do evento: A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a UNIFACEX, a Universidade Potiguar, o SEBRAE – RN e o CRA – RN, instituições parceiras para realização do ADM, edição 2016.

O tema principal do ADM 2016 será “Da Crise à Oportunidade”, tema que permeará as discussões na palestra magna de abertura com o professor Prof. Dr. Fernando Tenório da Fundação Getúlio Vargas, e nas demais atividades que são: 02 mesas redondas, 04 minicursos, 03 workshops, 03 oficinas, 02 visitas técnicas e 03 lançamentos de livros.

O termo “crise”, do Latim Crisis, significa “ato de separar, decisão, julgamento, evento, momento decisivo”. Enquanto que “oportunidade”, é oriundo do latim “ opportunus” que significa “favorável, adequado, desejável”. A despeito da “crise”, os mercados não cessam em oscilar, os negócios continuam a operar, as pessoas não podem parar e por conseguinte, a relação do conhecimento com as práticas organizacionais, tendem a se intensificar. Nesta perspectiva, 570 trabalhos foram submetidos ao ADM 2016, dos quais 440 foram aprovados para apresentação. Destes, os 03 melhores artigos de cada uma das 15 áreas de conhecimento do evento, foram indicados para participarem do Prêmio Sérgio Escorsim, que terá a cerimônia oficial no dia 16 de setembro em que os autores e co-autores serão agraciados.

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